Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de outubro de 2013

E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo. E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho. E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor. Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água; Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez. Jonas 3:1-10



1 "Você sabe quando as cabras monteses dão à luz? Você está atento quando a corça tem o seu filhote? 2 Acaso você conta os meses até elas darem à luz? Sabe em que época elas têm as suas crias? 3 Elas se agacham, dão à luz os seus filhotes, e suas dores se vão. 4 Seus filhotes crescem nos campos e ficam fortes; partem, e não voltam mais. 5 "Quem pôs em liberdade o jumento selvagem? Quem soltou suas cordas? 6 Eu lhe dei o deserto como lar, o leito seco de lagos salgados como sua morada. 7 Ele se ri da agitação da cidade; não ouve os gritos do tropeiro. 8 Vagueia pelas colinas em busca de pasto e vai em busca daquilo que é verde. 9 "Será que o boi selvagem consentirá em servir você? E em passar a noite ao lado dos cochos do seu curral? 10 Poderá você prendê-lo com arreio na vala? Irá atrás de você arando os vales? 11 Você vai confiar nele, por causa da sua grande força? Vai deixar a cargo dele o trabalho pesado que você tem que fazer? 12 Poderá você estar certo de que ele recolherá o seu trigo e o ajuntará na sua eira? 13 "A avestruz bate as asas alegremente. Que se dirá então das asas e da plumagem da cegonha? 14 Ela abandona os ovos no chão e deixa que a areia os aqueça, 15 esquecida de que um pé poderá esmagá-los, que algum animal selvagem poderá pisoteá-los. 16 Ela trata mal os seus filhotes, como se não fossem dela, e não se importa se o seu trabalho é inútil. 17 Isso porque Deus não lhe deu sabedoria nem parcela alguma de bom senso. 18 Contudo, quando estende as penas para correr, ela ri do cavalo e daquele que o cavalga. 19 "É você que dá força ao cavalo ou veste o seu pescoço com sua crina tremulante? 20 Você o faz saltar como gafanhoto, espalhando terror com o seu orgulhoso resfolegar? 21 Ele escarva com fúria, mostra com prazer a sua força e sai para enfrentar as armas. 22 Ele ri do medo e nada teme; não recua diante da espada. 23 A aljava balança ao seu lado, com a lança e o dardo flamejantes. 24 Num furor frenético ele devora o chão; não consegue esperar pelo toque da trombeta. 25 Ao ouvi-lo, ele relincha: 'Eia!' De longe sente cheiro de combate, o brado de comando e o grito de guerra. 26 "É graças à inteligência que você tem que o falcão alça voo e estende as asas rumo ao sul? 27 É por sua ordem que a águia se eleva e no alto constrói o seu ninho? 28 Um penhasco é sua morada, e ali passa a noite; uma escarpa rochosa é a sua fortaleza. 29 De lá sai ela em busca de alimento; de longe os seus olhos o veem. 30 Seus filhotes bebem sangue, e, onde há mortos, ali ela está".


1 "Clame, se quiser, mas quem o ouvirá? Para qual dos seres celestes você se voltará? 2 O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo. 3 Eu mesmo já vi um insensato lançar raízes, mas de repente a sua casa foi amaldiçoada. 4 Seus filhos longe estão de desfrutar segurança, maltratados nos tribunais, não há quem os defenda. 5 Os famintos devoram a sua colheita, tirando-a até do meio dos espinhos, e os sedentos sugam a sua riqueza. 6 Pois o sofrimento não brota do pó, e as dificuldades não nascem do chão. 7 No entanto, o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. 8 "Mas, se fosse comigo, eu apelaria para Deus; apresentaria a ele a minha causa. 9 Ele realiza maravilhas insondáveis, milagres que não se pode contar. 10 Derrama chuva sobre a terra e envia água sobre os campos. 11 Os humildes, ele exalta e traz os que pranteiam a um lugar de segurança. 12 Ele frustra os planos dos astutos, para que fracassem as mãos deles. 13 Apanha os sábios na astúcia deles, e as maquinações dos astutos são malogradas por sua precipitação. 14 As trevas vêm sobre eles em pleno dia; ao meio-dia eles tateiam como se fosse noite. 15 Ele salva o oprimido da espada que trazem na boca; salva-o das garras dos poderosos. 16 Por isso os pobres têm esperança, e a injustiça cala a própria boca. 17 "Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso. 18 Pois ele fere, mas trata do ferido; ele machuca, mas suas mãos também curam. 19 De seis desgraças ele o livrará; em sete delas você nada sofrerá. 20 Na fome ele o livrará da morte e na guerra o livrará do golpe da espada. 21 Você será protegido do açoite da língua e não precisará ter medo quando a destruição chegar. 22 Você rirá da destruição e da fome e não precisará temer as feras da terra. 23 Pois fará aliança com as pedras do campo, e os animais selvagens estarão em paz com você. 24 Você saberá que a sua tenda é segura; contará os bens da sua morada e de nada achará falta. 25 Você saberá que os seus filhos serão muitos, e que os seus descendentes serão como a relva da terra. 26 Você irá para a sepultura em pleno vigor, como um feixe recolhido no devido tempo. 27 "Verificamos isso e vimos que é verdade. Portanto, ouça e aplique isso à sua vida".