Pesquisar este blog

domingo, 10 de maio de 2015

Oseias-6

Israel é impenitente

1 "Venham, voltemos para o Senhor.
Ele nos despedaçou,
mas nos trará cura;
ele nos feriu,
mas sarará nossas feridas.
2 Depois de dois dias
ele nos dará vida novamente;
ao terceiro dia, ele nos restaurará,
para que vivamos em sua presença.
3 Conheçamos o Senhor;
esforcemo-nos por conhecê-lo.
Tão certo como nasce o sol,
ele aparecerá;
virá para nós como as chuvas de inverno,
como as chuvas de primavera
que regam a terra."
4 "Que posso fazer com você, Efraim?
Que posso fazer com você, Judá?
Seu amor é como a neblina da manhã,
como o primeiro orvalho
que logo evapora. 

5 Por isso eu os despedacei
por meio dos meus profetas,
eu os matei com as palavras
da minha boca;
os meus juízos reluziram
como relâmpagos sobre vocês.
6 Pois desejo misericórdia
e não sacrifícios;
conhecimento de Deus
em vez de holocaustos.
7 Na cidade de Adão,
eles quebraram a aliança
e me foram infiéis.
8 Gileade é uma cidade de ímpios,
maculada de sangue.
9 Assim como os assaltantes
ficam de emboscada
à espera de um homem,
assim fazem também
os bandos de sacerdotes;
eles assassinam na estrada de Siquém
e cometem outros crimes vergonhosos.
10 Vi uma coisa terrível na terra de Israel.
Ali Efraim se prostitui,
e Israel está contaminado.
11 "Também para você, Judá,
foi determinada uma colheita
para quando eu trouxer de volta
o meu povo.
Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.
Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.
Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa benignidade é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.
Por isso os abati pelos profetas; pelas palavras da minha boca os matei; e os teus juízos sairão como a luz,
Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.
Gileade é a cidade dos que praticam iniqüidade, manchada de sangue.
Como as hordas de salteadores que esperam alguns, assim é a companhia dos sacerdotes que matam no caminho num mesmo consenso; sim, eles cometem abominações.
Vejo uma coisa horrenda na casa de Israel, ali está a prostituição de Efraim; Israel está contaminado.
Também para ti, ó Judá, está assinada uma sega, quando eu trouxer o cativeiro do meu povo.
Oséias 6:1-11

Nenhum comentário: